Lyoto questiona atuação da USADA:
"Não somos esporte olímpico"

• Fonte: AG. Fight

Depois de cumprir uma suspensão de 18 meses, Lyoto Machida se prepara para fazer o seu retorno ao UFC na luta principal do evento que acontecerá no próximo dia 28 de outubro, em São Paulo.

O brasileiro, que enfrentou a punição da USADA – agência de antidoping dos Estados Unidos – depois de ter admitido o uso da substância DHEA garantiu, porém, que o período afastado e os quase 40 anos nas costas não são motivo para que ele deixe de pensar no cinturão de sua categoria.

Nas duas últimas atuações do veterano, os resultados, no entanto, foram os piores possíveis. Nocauteado por Yoel Romero e finalizado por Luke Rockhold, o carateca atravessou ainda uma fase de cirurgias que, pelo menos por enquanto, parecem servir de motivação para seu retorno ao octógono que o consagrou.

“Na verdade, eu estou voltando a lutar agora. E eu tive todos os motivos para me aposentar. Venho de duas derrotas consecutivas, tive algumas cirurgias. Operei o nariz, a mão, o cotovelo, e ainda fiquei suspenso”, analisou o lutador. “Então não tem outro motivo que me faça voltar que não seja ser campeão. Não estou aqui de brincadeira, não estou voltando para mostrar nada para ninguém, eu estou voltando para ser campeão. Eu não estou indo só para competir, estou indo para vencer. Isso é o mais importante para mim, e esse é o meu objetivo agora. Então com certeza, não tem nada mais que me motiva a não ser voltar a ser campeão, esse é o meu objetivo e jamais voltaria a lutar por uma questão que não fosse essa”.

O ‘Dragão’ foi suspenso às vésperas da sua luta contra Dan Henderson, que aconteceria em abril de 2016, no UFC on Fox: 19. Durante um teste realizado pela agência de antidoping, o atleta, ao ver uma lista de medicamentos proibidos entregue pelo agente, admitiu o uso de um dos itens proibidos pea entidade.

E, apesar de ter cumprindo toda a suspensão, o brasileiro afirmou que o tempo afastado dos octógonos foi exagerado.

“Eu acho que isso é uma página virada, algo que eu já passei. Agora estou esperando o momento da minha volta, da minha luta. É difícil ficar falando se eu teria feito alguma coisa diferente, tudo que eu fiz naquela época foi o certo, eu estava fazendo tudo certo. Na minha concepção eu não fiz nada de errado. E por consequência de tudo isso, eu tive a suspensão que realmente foi uma suspensão longa”, defendeu-se o atleta.

O medicamento usado pelo lutador foi o suplemento 7-Keto, que pode ser encontrado em lojas do segmento nos EUA e até mesmo em farmácia.

Devido ao fácil consumo do produto, o brasileiro afirmou que a rigidez da USADA se dá pelo fato do MMA não ser um esporte olímpico e, por isso, substâncias que poderiam ser usadas no dia a dia acabam sendo proibidas para os lutadores.

“A USADA ela é rígida, mas eu não sei até onde isso tem beneficio para o esporte. Não somos um esporte olímpico, o MMA é mais voltado para o entretenimento. Então, às vezes coisas simples, rotineiras que você pode usar, como um soro, pode ter punição. Então, a rigidez é grande, mas eu não tenho esse conhecimento para falar se isso é bom ou ruim agora”, criticou Machida.

Caíque Matheus
    Lorenzo Fertitta
    Matheus Virgílio
    Roberto Vinicius
    William Oliveira
    Baixista Loko
    Henrique Gustava De Melo
    Jeh
    Tiago Jack
    Dênnys Dias
    Rafael Bezerra
    Mateus
    12
    |
    0

Mau Pivello
    Forista
    347 respostas

Quanto a volta, espero que tenha evoluído e renovado num todo, em questões físicas, mentais e estratégia de luta, pois ja está com uma certa idade e mais novo não esta ficando. Torço por uma volta boa do Lyoto.

Quanto à USADA, ja falei aqui que achei injusta a pena dada ao brasileiro, que se não foi caso único, foi um dos poucos a assumir que tinha ingerido substância proibida na lista e recebe uma pena muito maior que muitos da galera ’creme para os pés contaminado’ e ’colírio contaminado’. 

Agora, essa declaração dele me deixou em dúvida sobre o que opinar, sinceramente. Ele claramente não faz propaganda contra o trabalho da USADA por um esporte mais limpo, mas sim questiona a rigidez em alguns aspectos. Eu até hoje não entendi se a USADA veio para ter realmente essa postura cascuda e rígida ou se só esta assumindo por agora tal rigidez, para forçar o esporra a evoluir nesses sustos que os lutadores tem tomado ao serem pegos em massa.

• Mau Pivello #196655
      0
      |
      Baixista Loko
      Henrique Gustava De Melo
      Dênnys Dias
      Rafael Bezerra
      Juliano Jackson
      5

Fezes Do Chacal
      Forista
      284 respostas

—————–vc diz:

“foi um dos poucos a assumir que tinha ingerido substância proibida na lista e recebe uma pena muito maior que muitos da galera ’creme para os pés contaminado’ e ’colírio contaminado”

——————–

–ele não recebeu suspenção maior que, chad mendes que disse que usou creme e foi pego com anabolizante chad  recebeu dois anos

–lesnar que disse que usou colirio contaminado, foi pego com bloqueador de estrogenio, esta substancia não produz ganho de performace por si mesma, apesar de poder ser usada para otimizar um ciclo de anabolizante, por isso a suspenção para ela segundo a usada é de um ano, esta na regra da usada,,,,,diureticos que tb nao confere aumento de performace tem suspençaõ de 1 ano, mas  diuretico pode ser usado para mascarar anabolizante em teste, além de diminuir o tempo de meia vida do anabolizante.

————————————————————————————————

A usada colocou regras e esta seguindo:

quem é pego no doping com anabolizante tem 2 anos( 24 meses de suspenção)

—- quem confessa que dopou tem 6 meses a menos de suspenção 

— o lyoto foi suspenso por 18 meses por ter confessado, então ele foi beneficiado por esta regra.

—lyoto recebeu 18 meses por ter confessado e chad mendes 2 anos

lesnar um ano pois bloqueador não produz ganho de performace  por isso a supenção é menor

—————————————————————-

lyoto foi inteligente, estava turbinado, pois seu teste acusou alta concentração de 7 keto. Ele sabia que seria pego no exame por isso confessou para ser beneficiado com 6 meses a menso de suspenção

segundo a usada:

“A amostra de Machida foi analisada em um laboratório autorizado pela Wada e reportado para a Usada por uma elevada proporção de 7β-hydroxy-DHEA para DHEA,”

fonte

http://sportv.globo.com/site/combate/noticia/2016/11/lyoto-machida-aceita-suspensao-de-18-meses-por-uso-de-substancia-proibida.html

Renan Oliveira
    Isaias Oliveira
    Erick Henrique
    Diogo Barbosa 3
    Lorenzo Fertitta
    Leo Corrêa
    Vinicius Maia
    Idonaldo Filho
    João Mário
    Renan Arce
    Paulo Zanchet
    Mateus Silva Elias
    Joadson Carvalho
    Mateus
    Lucas Santana
    15
    |
    0

Honorato Neto
    Forista
    242 respostas
    Diogo Barbosa 3
    Erick Henrique
    Lucas Quitzau
    Roberto Vinicius
    Honorato Neto
    William Oliveira
    Renan Arce
    Mateus Silva Elias
    Tiago Jack
    Joadson Carvalho
    leandro correa
    Mateus
    Lorenzo Fertitta
    Shotokan Karate
    Lucas Santana
    15
    |
    0

Renan Oliveira
    Forista
    2108 respostas
    Matheus Virgílio
    William Oliveira
    Danilo Leão
    Rafael Bezerra
    Lorenzo Fertitta
    5
    |
    0

Lucas Toledo
    Forista
    540 respostas

Não concordo com o final. Se prega tanto a evolução do MMA como esporte e seu reconhecimento como tal, e nesse mesmo sentido eu acho que o doping deve ser combatido com rigidez.

Inclusive gostaria que houvesse uma rigidez maior quanto ao corte de peso, limitando o quanto poderia ser cortado recuperado até a luta.

Vinicius Maia
    Lucas Toledo
    Romulo Aleixo
    Lucas Quitzau
    4
    |
    0

Fezes Do Chacal
    Forista
    284 respostas

O unico cara que recebeu punição injusta no ufc foi cro cop, pois confessou que estava usando hormonio de crescimento para recuperar uma lesão e o seu teste pela usada foi negativo e ele recebeu 2 anos de suspensão apesar de ter confessado e ter testado negativo.

Quanto a lyoto,ele  testou positivo para alta concentração de 7 keto. Se tivesse usando suplemento o teste indicaria baixa concentração ou traços.

A questão é que o 7 keto é encontrado em diversas concentrações: suplemento possui  a concentração mais baixa, tem capsulas de 100 mg e  capsulas 200 mg…isto no mercado, ainda tem mercado negro onde se encontra altas concentrações.

O mma é um esporte que ja virou febre mundial nas academias, ja esta superando o boxe que sempre fez anti doping, então não tem esse papo de enterterimento, apesar de ser enterterimento

Lucas Toledo
    Kleiton Aragão
    Shotokan Karate
    3
    |
    0

William Oliveira
    Forista
    703 respostas

Foda-se que não é esporte olímpico, é um esporte de combate, são os neurônios e os futuros dos atletas que estão em jogo, deve-se fazer de tudo para garantir uma competição o mais justa possível e esteroides fazem o contrário. Nessa ficarei ao lado de São Jorge.

Lucas Toledo
    1
    |
    0

João Manoel
    Forista
    231 respostas
    Fernando Batista
    1
    |
    0

Malk Araujo
    Forista
    636 respostas

Ele está certo e está errado ao mesmo tempo. Não, não precisa ser um esporte olímpico para se explicar a rigidez do processo envolvido, mas Sim, é um esporte de enterimento ao qual o mérito esportivo é quase sempre jogado na vala aka rankings, então é sim de se estranhar tamanha rigidez já que todos os outros princípios esportivos são esquecidos em prol de mais dinheiro (o que se entende TAMBÉM do ponto de vista econômico).

É um misto estranho, se comparar o antigo Bellator e o atual UFC: o primeiro primava pelo mérito esportivo, mas tava pouco se lixando quanto a rigidez do controle de dopagem dos atletas. Já o segundo bate na tecla da dopagem, mas joga ao espaço o mérito esportivo na maioria das vezes. O ideal era ambos itens andando juntos para o bem esportivo ou os outros dois andando juntos para o bem do entretenimento.

• Malk Araujo #196678
      Malk Araujo
      1
      |
      0

Magnus Everest
      Forista
      3281 respostas

Em algumas coisas o UFC está sendo bem exigente,e de outro lado está deixando o ranking de lado e puxando mais lutas comerciais. Lesnar e Jones seriam duas “mina de ouro”,porém foram pegos e estão fora.Infelizmente a empresa não consegue segurar os atletas que tem um histórico complicado como é o caso do Jones.

• Magnus Everest #196692
      0
      |
      0

Malk Araujo
      Forista
      636 respostas

Então. É o UFC de schoringer. Acredito que se a Zuffa não tivesse feito este acordo com a USADA, a atual administração não teria o feito agora, mas como já tá rolando eles não estão tendo como voltar atrás.

• Idonaldo Filho
    Forista
    3357 respostas

Sobre o esporte ser olímpico a própria IMMAF faz uns torneios visando colocar o MMA nas olímpiadas em lutas de mma amador, com regras diferentes os caras lutando com blusa, capacete, até bem bacana. Mas não acredito por enquanto MMA nas olimpíadas e se for vai ser que nem o boxe acredito.

Lucas Toledo
    1
    |
    0

Thai Verdadeira
    Forista
    266 respostas

Bem, a verdade é que enquanto estava na ativa, Lyoto mostrou pouca evolução ou nenhuma para alguns, como esperar que um atleta parado a dois anos vá chegar com algo de novo para mostrar? Posso morder a língua? É MMA é tudo pode rolar ali dentro, mas sendo coerente com os fatos, veremos um Lyoto sendo o mesmo de sempre, e se estiver enferrujado, pode ser que venha uma versão piorada daquele mesmo jogo mapeado de sempre, dragão, jogo é jogo , treino é treino 

Malk Araujo
    Paulo Zanchet
    Mateus
    Lorenzo Fertitta
    4
    |
    0

Thiago Nunes
    Forista
    1007 respostas
    Você percebe que a sua opinião é foda quando um lutador da elite diz praticamente a mesma coisa que você… uahauhauahuahauahuaha

Sem mais…

• Thiago Nunes #196685
      0
      |
      0

Fezes Do Chacal
      Forista
      284 respostas

opiniões coincidem, mas há varias opiniões:

GSP em 2007 ja cobrava rigor nos teste anti-doping do ufc,  cobrava teste supresa, além disso fazia teste anti-doping por conta propria e publicava e sempre que publicava criticava o ufc. GSP foi um dos que lutou para que acontecesse esta politicantidoping atual, ja lyoto prefere 

que o ufc volte atras na sua politica antidoping atual

• Fezes Do Chacal #196688
      Fernando Batista
      Fezes Do Chacal
      2
      |
      0

Thiago Nunes
      Forista
      1007 respostas

Claro que opiniões coincidem… eu fiz uma piada porque 6 dias antes do Lyoto eu fiz a mesma observação com praticamente as mesmas palavras… Fiz uma piada com o fato, só isso.

• Thiago Nunes #196795
      0
      |
      0

Fezes Do Chacal
      Forista
      284 respostas

pelo menos te ajudei, agora vc pode dizer que o seu comentario era uma piada

• Rudá Corrêa Viana
    Forista
    427 respostas

Se MMA eh entretenimento, muitas de suas lutas nem deveriam ter saído do papel.

Renan Oliveira
    1
    |
    0

Paulo Zanchet
    Forista
    245 respostas

Voltar a ser campeão acho muito improvável, a era Machida já passou.

• Tairon de Oliveira
    Forista
    1085 respostas

BREAKING:

Parece que vão isentar da suspensão o Jones se ele conseguir provar que consumiu algum suplemento contaminado.

Fonte:

https://www.youtube .com/embed/ aGJymPjnYdE

PS: Não sei se procede, mas…

• Tairon de Oliveira #196712
      0
      |
      0

Anderson Tibana
      Forista
      91 respostas

Aí é que tá… Não adianta nada uma política antidoping rigorosa sendo que as penas não são aplicadas de forma igualitária…

• Anderson Tibana #196713
      Lucas Quitzau
      1
      |
      0

Tairon de Oliveira
      Forista
      1085 respostas

É que no caso dele, é circunstancialmente suspeito, considerando-se que ele passou em todos os exames surpresa e falhou logo em um exame que era agendado… Não sei se isso abre precedente, mas de qualquer forma, pode ser que ele se safe dessa.

Eu faria ele subir pros pesados.

• Tairon de Oliveira #196720
      Anderson Tibana
      1
      |
      0

Lucas Quitzau
      Forista
      84 respostas

É estranho mesmo justo no agendado ele cair ! 

Não quero ser advogado do diabo aqui , mais acho que nem ele seria tão burro !

• Lucas Quitzau #196725
      0
      |
      0

Tairon de Oliveira
      Forista
      1085 respostas

Foi que nem eu comentei no dia: Um cara com um Q.I. de luta tão alto, cair no doping pela segunda vez? Logo na melhor oportunidade pra ele conseguir realocar a vida nos trilhos? Olha… Só sendo dependente químico de esteróides, coisa que nem sei se é possível.

• Tairon de Oliveira #196750
      0
      |
      0

Anderson Tibana
      Forista
      91 respostas

Pensei da mesma forma, chega a ser ridículo um atleta ser pego pela segunda vez cometendo o mesmo erro, tem que ser muito burro pra não saber o que está ingerindo e confiar totalmente nas pessoas que estão responsáveis pela sua dieta. E esse lance de suplemento contaminado é a gota d’água, como a USADA que se diz rigorosa nos testes aceita isso como uma atenuante ao doping, é a mesma coisa dizer que alguns atletas possuem QI de ameba (comprovado em teste com certificado) e não conseguem discernir substâncias legais de ilegais. Jon Jones deve possuir um certificado desse, por isso faz essas cagadas. Já o Lyoto possui um QI superior e sifu por causa disso. 

• Tairon de Oliveira #196805
      0
      |
      0

William Oliveira
      Forista
      703 respostas

Se ele conseguir provar que consumiu alguma SUBSTÂNCIA SEGURA* (non risk substance), ou seja, não acho que isso conte suplementos e semelhantes. O próprio Jeff Noviztky citou como exemplos para isso ALIMENTOS contaminados, como carne bovina.

Não acho que seja o caso, vc vai ter que procurar demais pra achar carne com Tbol por aí..

• Reynaldo Schmidt
    Forista
    20 respostas

Pessoal desculpa postar aqui, mas não estou conseguindo postar nas publicações que não ficam no lado direito da tela.

Gostaria muito de começar a apostar, alguem pode indicar sites confiaveis e fáceis de apostar?

Fernando Batista
    William Oliveira
    Wellington Fonseca
    3
    |
    0

Shotokan Karate
    Forista
    372 respostas

Lyoto é dos meus (e com orgulho na condição de karateka do mesmo estilo dele) mas dessa vez ele falou bobagem. Não é pq o MMA não é olimpico que não tenha que ser profissionalizado e principalmente limpo. A USADA está e mto fazendo bem ao esporte pq está reprimindo as boletas entre os lutadores. Longa vida a USADA.

Comente!