• Aos 39 anos, Evangelista Cyborg decide se aposentar do MMA
  • captura-de-tela-2017-01-10-as-13-29-53Fonte: MMA Fighting
    Texto: Tatame

Após grave lesão no começo do segundo semestre de 2016, Evangelista Cyborg anunciou aposentadoria na última segunda-feira (9), em entrevista ao site “MMA Fighting”. O veterano lutador, de 39 anos, esteve presente em grandes organizações do mundo da luta e ajudou no desenvolvimento do esporte.

Em julho, pelo Bellator 158, Cyborg sofreu um nocaute brutal, após uma joelhada voadora de Michael Page. Desde então, o lutador da Chute Boxe precisou passar por uma cirurgia e o seu retorno ao MMA ficou complicado.

Estou me sentindo muito bem, nunca senti nada (após a cirurgia), mas eu não vou lutar novamente. Eu não quero correr o risco de ter uma consequência para o resto da minha vida e não ser capaz de transmitir o meu conhecimento, e dar trabalho para a minha família”, revelou o lutador, que aproveitou para contar sobre o planos dentro do esporte.

“Meu plano era lutar novamente este ano, e lutar mais 10 vezes no MMA, mas nem tudo vai como nós planejamos. Mas, eu sinto que eu lutei contra alguns dos melhores lutadores do mundo e vou ajudar a criar campeões”, disse o ex-lutador, que será responsável pela Chute Boxe no Texas (EUA) e vai dirigir a federação tailandesa em Minas Gerais.

Em 20 anos de carreira no MMA, Cyborg registrou um cartel de 21 vitórias e 18 derrotas. Em suas duas últimas apresentações, o brasileiro sofreu dois reveses por nocaute.

Luiz Sanson
    Tiago Jack
    Laerte Viana
    Notorious Bones
    Denys Ferreira
    David Carvalho
    Lorenzo Fertitta
    Gustavo Lima
    Caíque Matheus
    Mateus Silva Elias
    Luiz Guilherme Mourão
    Cruz
    tiagoandradef
    Vitor Rando
    Rafael Bezerra
    Wellington Fonseca
    Bruno Andrade
    17
    |
    0

Renato Rebelo
    Colunista
    2775 respostas

Carreira sólida, muitos anos de contribuições ao esporte e um trauma recente. Tava na hora. Valeu, Cyba! Hey!!!

Tiago Jack
    Gustavo Lima
    Caíque Matheus
    Mateus Silva Elias
    Cruz
    Bruno Andrade
    6
    |
    0

Luiz Sanson
    Forista
    83 respostas

Cyborg dando uma aula de discernimento pra muita gente. Guerreiro que ajudou a fazer esse esporte. #JamaisEsqueceremos

• Luiz Sanson #130083
      Vitor Rando
      1
      |
      0

KRS Porlaneff
      Forista
      1227 respostas
    Caíque Matheus
    Rafael Bezerra
    2
    |
    0

Beto Magnun
    Forista
    1355 respostas

Só faltou ter uma passagem pelo UFC. Lutador nota 6 que fazia lutas nota 10. Mas seu auge já ficou há muito pra trás. Lembro que fiquei meio indignado quando ele disse que ia continuar lutando após a recuperação da fratura no crânio.
    Enfim, apesar do cartel irregular teve uma carreira bem legal. Uma pena se aposentar com derrotas seguidas, mas já tinha passado do fim da linha.

• Baixista Loko
    Forista
    264 respostas

Grande pessoa e foi muito importante pro nosso MMA ,sorte pra ele na Chute Boxe.

• Matheus Virgílio
    Forista
    1529 respostas

Depois de perder por afundamento de crânio (após anos de piada, realmente aconteceu rsrs), o melhor é cuidar da saúde mesmo. Foi uma carreira divertida de se assistir, mesmo que um pouco dramática.

Luiz Sanson
    Vinicius Maia
    2
    |
    0

Lorenzo Fertitta
    Forista
    633 respostas

Sábia decisão Cyborg, valeu pelos serviços prestados. Depois da lesão que sofreu, “tá no lucro”. Tem muito a acrescentar no desenvolvimento de nossos futuros lutadores.

Vinicius Maia
    1
    |
    0

Tiago Jack
    Forista
    1847 respostas

Mandou bem, realmente. Surpreendeu muita gente vencendo o Ward, aposentadoria merecida e pontual.

• Ury
    Forista
    281 respostas

Sábia decisão, o Cyborg é muito guerreiro, apesar de não ter uma técnica brilhante ele compensava com muita raça e determinação, sempre fez lutas boas, porém aquele nocaute para o Michael Page foi sinistro, tomou a decisão correta

Luiz Sanson
    Rafael Barreto
    2
    |
    0

Luiz Guilherme Volpato
    Forista
    595 respostas

Guerreiro daqui do Mato Grosso!

Aposenta depois de seu reves mais contundente, mas nao apaga sua solida tragetoria!

Valeu, Cyborg!

• andrelo
    Forista
    203 respostas

Para quem ainda não viu, procurem a luta Cyborg vs Shogun no início de carreira, clássico do vale tudo

Luiz Sanson
    1
    |
    0

Gustavo Lima
    Forista
    606 respostas

Obrigado, Cyborg!!!

• Lucas Santana
    Forista
    253 respostas

excelente decisão do Cyborg, sofreu uma lesão muito séria e vai ser melhor para ele ajudar na formação de bons lutadores e que alguns outros lutadores tomem essa decisão.

Luiz Sanson
    1
    |
    0

Idonaldo Filho
    Forista
    2253 respostas

Que bom que ele não vai se arriscar após aquele incidente, melhor assim que não irá sofrer problemas, já lutou com alguns dos melhores e fez uma carreira bacana.

Luiz Sanson
    Rafael Bezerra
    2
    |
    0

Augusto Macedo
    Forista
    30 respostas

Era muito divertido ve-lo lutar com seu DNA chute boxe “porradeiro sem muito gás” mas sempre entrou pra matar ou morrer nada de amarrar lutas, o cartel não é invejável pelo fato de não entrar para amarrar o adversário e sim para ganhar ou perder.

“SAIBÓRGUI”

• Imperador
    Forista
    511 respostas

Otimo! Que alivio essa noticia…

Depois daquela fratura, seria loucura continuar lutando.

Obrigado, parabens pela carreira e sorte nos desafios futuros! 

Escreva sua resposta.