Nunca diga nunca: a lição de
Bisping sobre perseverança

Fernando Cappelli | 06/06/2016 às 21:27

Junho de 2016. Michael Bisping é o novo campeão peso médio do maior evento de artes marciais mistas do planeta. Está surpreso? Eu também.

Se o senso comum foi novamente brutalizado no posto mais alto até 84kg, na divisão dos galos Dominick Cruz segue o reinado à ‘passadas largas’ (sacou o duplo sentido?)

Vamos logo então pinçar destaques do UFC 199 que, sem dúvida, foi um dos melhores eventos da organização nos últimos tempos.

Deu ruim

1Os cruzados de direita (executados com a mão da frente da postura de luta) são fiéis da balança no repertório do canhoto Luke Rockhold.

Seja como início de ataques ou contragolpes, é uma das habilidades mais usadas por ele para amenizar o ângulo geral desajeitado quando enfrenta destros.

Isso configura uma arma simples, poderosa e com a capacidade de atingir o adversário fora do raio de visão, em virtude da posição ‘espelhada’.

Para facilitar a execução do golpe, o norte-americano adota a postura de luta com o tronco posicionado de forma mais lateral para ampliar o poder de envergadura, além de permitir deslizar rapidamente para frente ou para trás, conforme as circunstâncias.

2Desta vez, porém, Rockhold estava muito mais displicente com a guarda durante os deslocamentos, principalmente quando saía do raio de ação.

Ao arriscar um soco com a direita e recuar, Bisping se antecipou o pegou no contrapé, com um direto no plexo seguido de um cruzado de esquerda por cima da guarda que o mandou para a lona pela primeira vez.

Mesmo aplicada por um destro, o desenho da técnica de punhos mais confiável de Rockhold voltou-se contra o próprio.

Ironia técnica atestada, méritos de sobra para o inglês, que coroa a evolução tática e técnica recente com a vitória mais embasbacante dos últimos anos na categoria.

Pleno

Dominick Cruz estabelece nova dinâmica às condições de tempo e pressão na movimentação no MMA em cada atuação.

O estilo customizado segue cheio de armadilhas e transcende fundamentos tradicionais, apostando em movimentos longos e mudanças de direção repentinas, quase sempre com golpes simultâneos às passadas, esquivas e cortes de ângulos.

A mecânica direta deste padrão consiste em caminhar inclinando o tronco sucessivamente e sempre em zigue-zague, como se quisesse unir o ombro direito com a ponta do joelho esquerdo e vice-versa. Com esse tipo de mudança constante de níveis (alturas), ele cria passadas que ‘cortam’ ângulos naturalmente para se aproximar, e raramente fica de frente para os adversários.

ufc-199-highlights-watch-dominick-cruz-s-mastery-over-urijah-faber-1004271As alterações de um combate para outro são obra de puro talento. Urijah Faber ganhou mobilidade e dinâmica de luta nos últimos tempos, mas isso ainda limita-se aos momentos em que cerca ou estuda o oponente.

Na maioria das ações ofensivas e defensivas, o California Kid ainda comete os mesmos erros crassos de sempre, com entradas ‘secas’ e retilíneas demais. Ao bater de frente com senso de controle peculiar de Cruz, foi questão de tempo para o domínio se tornar completo.

O lance mais contundente veio no segundo assalto. O campeão se antecipou à uma investida e conseguiu knockdown com um overhand de esquerda bem ao estilo Dominator: aplicado simultaneamente à passada e com o braço esticado.

Pela falta de feeling em conduzir táticas mais básicas de contenção à oponentes evasivos – leia aí ‘cortes’ de ângulos seguidos de chutes pesados nas pernas e golpes de potência na linha de cintura -, pensei que Faber insistiria em alguma receita mais longa de clinches e uppercuts como base estratégica para trabalhar e ajustar melhor pegadas e estabilizações.

Mas nada feito. Em dado momento, Faber limitava- se a trocar de base e arriscar jabs para se desvencilhar da caça calculada pelo octógono. E foi só.

Mito

JealousEcstaticIguanaDan Henderson suportou um primeiro assalto de sufoco total proporcionado por Hector Lombard. O cubano chegou ao extremo da dominância ao pegar um crucifixo, mas o veterano se desvencilhou e segurou as pontas com a raça de sempre.

No segundo assalto, Hendo jogou um chute alto a esmo, Lombard segurou a perna, mas ficou em um meio-termo confuso entre a pegada do muay thai e um single leg.

A manobra deixou Hendo com o tronco torcido, que usou o ‘efeito catapulta’ da situação para aplicar uma cotovelada reversa que acertou em cheio a têmpora e desligou o cubano na hora. Espontaneamente letal.

Campal

IckyUnacceptableDogwoodclubgallRicardo Lamas e Max Holloway foi artilharia pesada e melhor luta da noite, na minha opinião.

O havaiano tem agregado potência e solidez ao famoso volume de golpes e envergadura avantajada para a categoria. Mais do que isso, mostrou sangue no olho. O GIF que o diga.

O destaque de Lamas foram os chutes altos. A assinatura desta vez foi a técnica expressiva em que abaixa a cabeça e o olhar para condicionar o adversário a se defender embaixo, mas dispara a patada alta.

Finta clássica e que nunca perde a validade.

  • Luke será campeão de novo!!

    • Hyuriel Constantino

      Tem Weidman, Jacaré e Romero aí na disputa tb.

      • Daniel Holanda

        Hyuriel, desculpe discordar, mas Weidman pós massacre que sofreu na ultima luta não pega esse TS direto. terá de lutar pelo menos 1 vez com desempenho espetacular pra ter direito novamente. só acho

        • Hyuriel Constantino

          Sim, concordo que Weidman não pegará direto, mas tô dizendo que o caminho pra Rockhold se tornar campeão de novo não é tão aberto quanto a moça aí declarou sucintamente. Só foi isso.

          • Daniel Holanda

            ah tah..entendi seu ponto de vista e concordo plenamente com vc !

          • Thiago_NCO

            Fato. Jaca, Weidman e, por que não, Romero estão na frente nessa fila. Então, no mínimo, mais 1 lutinha aí pro surfista pensar em TS.

          • Eu não duvido muito O UFC fazer uma trilogia… Dana White e Cia são os rei das tretas… Vide Mcgregor vs Diaz II… Luke e Bisping se detestam e pelo que me parece o atual campeão está interessado. ($$)

          • Hyuriel Constantino

            Bisping tem interesse em fazer uma trilogia com Rockhold, mas disse que essa ainda não é a hora de fazê-lo e que antes dará prioridade ao Jacaré.

          • Para treinador de Bisping, trilogia com Rockhold faz sentido.

          • Hyuriel Constantino

            Sim, mas não de imediato. Rockhold perdeu logo na primeira defesa no R1 para um cara que tem a fama de ter mão de travesseiro. Seria um absurdo dar revanche imediata se não foi dominante enquanto campeão.

    • Thiago_NCO

      O surfista não era dominante nem recordista de PPV. Então, pode até ser campeão novamente, mas deve voltar ao fim da fila.

      • Daniel Holanda

        concordo thiago, ele inclusive pós-derrotas sempre evoluiu ate chegar a um ápice técnico. é aguardar !

      • Willian Matos

        Acho que o Grana White vai manter o Bisping lá o quanto puder. Vai casar ele com uns frangos aí.

    • Mais Querido (Bulls)

      NOPS

    • Sexto Empírico

      Tem capacidade e técnica para isso acontecer. Precisa é estar focado. Ser menos Diva e mais lutador.

    • Willian Matos

      Ele tava machucado, via-se nitidamente. Nesse peso, lutar machucado é perigoso.

      • Jp Mikelane

        Uma pena ver o Luke vacilar desse jeito.
        percebi que a movimentação do Luke não estava tão fluida como nas outras lutas… porém merecidamente perdeu por não se preocupar com a guarda e por (como ele disse) potencializar a quele jab maroto. Já o inglês não foi nada amador, pois prontamente respondeu o golpe e conquistou no knockdown.

        Se fosse um veterano do tipo Shogun , não responderia o jab, recuaria, abriria os braços pra dizer “ok”, e conferir se atingiu forte, ou não. rsrs

  • João Monteiro

    Excelente receita! Faltou o mestre analisar a genial guarda defensiva de Bobby Green hehe

    • Idonaldo Gomes Assis Filho

      Estilo Thomas Almeida de defender com a cara, só que não no contragolpe haha

    • Fernando Cappelli

      Pô, aquela guarda com um mão só fazendo o ‘escudo’ e o outro lado do queixo colado no ombro, pra MMA, é pedir pra se f…
      O Green é um grande lutador, mas ele parece bem desfocado com relação à carreira de uns anos pra cá. Ele levou essa sova do Poirier e pareceu não estar nem aí para o que aconteceu ainda dentro o octógono.
      abs

      • João Monteiro

        Sim; Aplaudiu o nocaute que sofreu. Bizarro demais!
        Abs

  • Bernardo Oliveira

    Achei Cruz muito exposto a joelhadas/chutes de encontro quando abaixava a cabeça em diagonal próximo ao Faber. Se Faber pegasse o tempo dessas “abaixadas de cabeça” podia causar algum bom dano. Não?

    Obs: Esse print foi só pra ilustrar. Não foi a melhor situação de proximidade.

    • Rafael Fiori

      Ele usa isso para esconder a cabeça, tronco fica a frente e a cabeça para trás. Faz isso tanto para a esquerda quanto para a direita. Realmente parece fácil de armar uma armadilha para Cruz e pegar ele com uma canelada, mas só parece, porque o cara é invisível.

    • Fernando Cappelli

      Expõe sim, em diversos momentos. Mas é algo a que tem de se sujeitar pra esse tipo de estilo funcionar. E vai ser genial até que alguém descubra como vencer isso.

    • A todo momento eu pensava nisso. Acho que um cara com uma boa envergadura e tempo de chute certo vai dá uma ameaçada nele.

  • RWillians

    Só uma coisa: Leiscester City F.C.

    • Fernando Cappelli

      … é o Bisping do futebol?

      • RWillians

        Acho que sim… kkk!!! Quebrou a banca!

    • Willian Matos

      A Inglaterra vai ser campeã da Euro2016! Anota aí.

  • Idonaldo Gomes Assis Filho

    O Holloway foi espetacular na trocação no final, o cara tem uma coragem enorme, fico imaginando o que ele falou
    H- VEM CÁ ME BATER
    L-Por que não?
    Porrada insana começa.
    H- BATE MAIS FORTE
    Porra insana continua até o fim do round, espetacular.

    • Sexto Empírico

      Ele foi um tanto estupido na verdade. Poderia ter perdido uma luta, que estava sendo ganha com folga, por um mata-cobra desesperado no final. Mas devemos dar um desconto por ele ser ainda muito novo.

      • Idonaldo Gomes Assis Filho

        Estúpido sim, mas disse espetacular no sentido de dar show

      • PODE SER que ele tenha sentido a diferença de potência no início da luta e no final dos golpes do Lamas e decidiu se arriscar. Ainda sim, um grande risco.

      • André Guilherme Oliveira

        Acertou 6 socos e recebeu 1 de volta. Ele pode ter parecido estupido, mas sabia bem o que tava fazendo.

    • Willian Matos

      Foi imprudência dele, poderia ter entrado uma mão e perdido a luta de forma boba. Ele já perdeu de forma infantil pro Conor. Cometer erros nesse nível é fatal.

      • Idonaldo Gomes Assis Filho

        Claro, mas que a torcida gostou não é dúvida haha

  • Anderson Tomaz

    Maior zebra do ultimo ano: Bisping ou Holm?

    • Ruan Lopes

      Bisping! Ronda tinha sido pouco testada…

    • Bruno

      Bisping com certeza!

    • Sexto Empírico

      Holm nao foi zebra. Quem a conhecia, sabia que ela poderia vencer. Agora, o Bisping…

    • Fernando Cappelli

      Bisping.

    • Lyn

      Bisping. O count foi avisado com 2 semanas de antecedendia para o evento.

    • Willian Matos

      Não vejo como zebra porque o Luke estava machucado. Ele jamais perderia essa luta em plenas condições. A Ronda achou que poderia trocar contra uma campeã de boxe e viu-se que não dá. A Ronda lutando Judô no MMA não perde pra ninguém e o Luke só perdeu por soberba.

      • Wellington Fonseca

        Perdeu por soberba ou por estar “machucado”?

      • Renan Oliveira

        A Ronda clinchou pra tentar quedar, mas a Holly simplesmente anulou. Então o motivo não foi porque trocou. A verdade é que o jogo da Holly não casa pra Ronda.

    • Renan Oliveira

      Bisping foi zebra sim. Já a Holly tirou a Ronda pra nada, então de zebra ela não teve nada.

    • Lero

      Alexis Dufresne

  • Anderson Tomaz

    Cody Garbrandt, na minha leiga opinião, pode entornar o caldo pro Dominick

    • Sexto Empírico

      Lutar contra esse chato e como tentar acertar uma: ela pousa em vc e voa pra longe quando vc tenta pega-la. Ao final, os juizes dao a vitoria pra mosca por ter encostado mais numero de vezes em vc.

      • Nery

        kkkkkkkkk
        definição marota e gênial! kkkkkk

    • Willian Matos

      Acho que o Liniker é perigo pro Dominick hem! Ele anda pra frente e bate muito forte. Aqueles soquinhos do Dominick não derrubam o Liniker de jeito nenhum!

    • Renan Oliveira

      Ainda não vi isso tudo no Cody. Já acho que o Caraway amarra ele por 5 rounds.

    • Lero

      Mas eu queria ver ele contra o querido mãos de pedra.

  • Sexto Empírico

    Rockhold é, claro, melhor tecnicamente que Bisping. Subestimou um lutador profissional de MMA, top por anos em sua categoria e pagou caro por isso. Tem que estar focado. Sempre!
    Ainda não consegui ver toda essa magia da movimentação do “bailarino do MMA”. Pra mim não passa de firula sem contundência. Oras, um lutador que treina pra não lutar? A antiga (e aborrecida) tática do bater-e-correr, enfeitada com pulinhos e uma dancinha. Enquanto Dillashaw usa quase do mesmo expediente, no entanto, é mais agressivo, expõe-se mais, frustra e destrói seus adversários, Cruz aborrece-os e soma pontos.
    Ainda prefiro aqueles lutadores viscerais, que caem pra dentro, batem e deixam bater, a esses “bailarinos” e GSPs da vida.

    • Fernando Cappelli

      Cara, pra mim o esporte seria bem chato se todo mundo fizesse a mesma coisa. O Dominick tem redescoberto a roda nesse sentido. O estilo dele é estranho? Com certeza. Pode ser chato se comparado a caras que caem dentro? Também. Mas é preciso ter talento absurdo pra fazer funcionar algo tão personalizado assim no MMA de hoje. O estilo dele entorta todos os fundamentos de movimentação. O do Dillashaw vai pelo mesmo caminho, mas ele sempre tem de estar ancorado ao solo pra golpear. O Dominick faz isso enquanto se movimenta. É bem complexo.

      • Sexto Empírico

        Cappelli, Estou de acordo. Cruz e extraordinario. Consegue aquilo que separa os genios dos normais: inventar e tornar coisas complexas parecerem faceis. Desdenho porque nao gosto do seu estilo. Ve-lo lutar e como revolucao sem tiro, gerra sem sangue ou drama sem morte. E, so entre a gente, todos nos, amantes de MMA, temos um que de sadico, kkk…
        Velho, odeio puxa-saquismo, mas devo confessar que gosto muito de suas colunas. Sao sempre uma aula. Vc disseca uma luta, do lado tecnico, de maneira muito interessante, sem ser chato. Adoro ler suas “aulas”.

        • Fernando Cappelli

          ahahahaha…. nisso você tá certo.
          Muito obrigado, meu camarada.
          Abração

        • Lero

          Se o Cruz tivesse 1.87 de altura e 95 quilos, acho que o Jon Jones não seria campeão agora.

      • Lero

        Crianças que estudam artes marciais: Favor não fazer isso em casa. (ou na rua)

  • Juanjo_MMA

    Alguem sabe se deu ruim para o Hector Lombard?
    Ficou muito tempo apagado e um golpe tao forte como esse pode afetar o cara.
    Juro que pensei que o cara nao iria acordar no ring e que sairia de maca. Principalmente pela correria que foi para o Bruce Buffer dar o resultado rápio da luta e posicionando Hendo para nao mostrar o cara no chao.

    • Idonaldo Gomes Assis Filho

      Fácil fácil de fraturar o crânio, se o Hendo fosse mais jovem ou se fosse um peso pesado o negócio ia ser tenso.

    • Lero

      Sou fã do coroa, mas a segunda cotovelada que ele deu no chão foi completamente desnecessária. Pior que o confere que ele deu no Bisping.

  • Gefferson Nesta

    Esse evento entrou pra história do UFC! # bispingmito

  • StrikingTruth

    O ufc 199 foi, sem sombra de duvida o melhor evento do ano, pelo menos, até agora. Empolgante do inicio do card preliminar ao fim do principal (excluindo só a luta do king casey), era impossivel sequer piscar. A vitoria do hendo foi magnifica, pra encerrar com chave de ouro a carreira de uma verdadeira lenda do esporte. Holloway, novamente demonstrando que é o top contender absoluto, mesmo sem colher esses frutos. Excelente performance da bate estaca ( que continua bem menor que as oponentes, mesmo 2categorias abaixo de sua original), mostrou que está no lugar certo e veio pra ficar. Cruz, flutuando pelo cage, exibindo como sempre, movimentação impecavel, unica no mma, sempre enche os olhos dos amantes mais técnicos, que ñ se incomodam nem um pouco com vitoria vindo por decisão, após o show a parte que é seu baile sobre os oponentes. E bisping, britanico maravilhoso, finalmente colhendo os louros de uma longa carreira, cravando seu nome na historia dos médios com maestria. Essa vitoria alias, foi tripla, pois ganha o ingles, sempre azarão, calando os criticos e com apenas alguns dias de preparação. Ganha tb o ufc, que consagra mais um campeão europeu ( alem da polaca) ganhando mais força no velho continente e definitivamente, ganham os fãs, amantes de artes marciais, que contemplam a imprevisibilidade inerente ao esporte, onde tudo pode mudar com um soco em um piscar de olhos, que é a verdadeira beleza do mma. Cappelli, tenho que dizer, vc está de parabéns. Estou pra ver ainda, analises que sejam tão técnicas quanto as suas. Ñ há nenhuma, pelo menos no portugues, que sequer se aproxime dessa excelencia. Muito obrigado por isso. E sei que tempo é algo que falta a todos, mas seria muito bom se pudesse extender as analises tb as lutas preliminares, principalmente quando elas são tao boas quanto as do ultimo fds. Um abraço.

  • Pedro Augusto Monteiro

    Dizem que o Cruz se espelhou no Muhammad Ali na movimentação, pode até ser, mas o tronco é totalmente diferente, enquanto o Ali dançava porém mantinha o tronco a maior parte do tempo ereto e lateralizado, o Cruz parece um bonecão do posto desvairado, eu acho horrível! No mais ele está liquidando as faturas sempre por pontos, não posso deixar de concordar que é eficiente, porém eu acho plasticamente horrível o estilo de luta do Cruz.

    • Shotokan Karate

      Pra mim lutas do Cruz são uma aula atrás da outra. Sua superioridade sobre o Faber foi gritante e provou que o primeiro embate entre os dois foi um ponto fora da curva. Até arrisco a dizer que ao invés de cobrar entrada pra lutas do Cruz deveria-se cobrar couvert.

  • Shotokan Karate

    Parabéns por mais um brilhante texto Cappelli. Sem nada a acrescentar.

  • Willian Matos

    Será que o Luke estava mesmo machucado? Isso fez diferença? Acredito que sim e, digo mais, se Jacaré tivesse pegado a luta teria ganhado! Quem não arrisca não petisca. Agora, vamos analisar: Vai ter revanche (1 luta), vai ter Weidman (2 lutas) e talvez Jacaré (3 lutas). Em outras palavras, Jacaré só vai ter outra chance em 2018!

    • Tecnicamente não há ninguém mais merecedor ou melhor que Jacaré, mas o apelo comercial é quase nulo. Ninguém liga realmente pro Jacaré.

      • Lero

        mais merecedor que o Jacaré é o último cara que ganhou do Jacaré. Que também tem vitorias sobre Lyoto e Kennedy.

  • Jp Mikelane

    Obrigado pela análise, Cappelli.

    Particularmente, não assisti a luta ao vivo, mas quando vi a notícia do cinturão peso médio, fiquei mais chocado com a vitória do MB sobre o Luke do que a vitória do Conor sobre o Aldo (óbvio que respectivamente a genialidade do golpe do Conor foi bem maior que a do MB).
    Mas ao assistir percebi que o MB venceu justamente pelo desleixo e amadorismo do Luke. Óbvio que o Luke tem mais poder de nocaute do que o inglês. Dificilmente o Bisbing consegue aplicar golpes traumáticos (levando em conta que golpes na ponta do queixo, atordoam, apagam, mas não causam tanta dor).
    Mas o AVANÇO que tem sido nítido no jogo do inglês nas suas últimas lutas, é o alto QI de luta e a precisão nos punhos. Não gosto nenhum pouco dele, mas como fã de mma imparcial que tento ser, Bisping evoluiu sim, e deve ser respeitado dentro do octógono.

  • Renan Oliveira

    Cruz ainda vai reinar por um bom tempo nos galos. O cara é muito bom.

    • Lero

      Não sei não, tem uma galera muito foda chegando. Garbrandt, Tominhas, Lineker, Sterling, Dodson.. Alias, o Demetrious Johnson de repente fica chateado de bater todo mundo nos moscas e decide pular de volta e limpar as derrotas do cartel.

      • Renan Oliveira

        Desses aí que você mencionou, só vejo Dodson indo longe. Os outros 4 (Principalmente Cody) precisam ser testados.

  • Ridelson Medeiros

    – Não adianta falar do Bisping aqui… merecido e de outro mundo tudo que envolve essa luta rs
    – Cruz sendo Cruz… top 10 all time carimbado junto com o Mouse.
    – Lombard sendo apagado… não sou fã do Aposendo, mas fico feliz de ver ele mandar esse cara pra outro plano (embora n tivesse necessidade daquele ultimo golpe…) devido a personalidade do t-rex.
    – #HollowayChamp2017

  • lee

    Eu acho que vc enche de técnicas esse texto…vê coisas que nem eles próprios, os lutadores, enxergam. Viagem pura!

    ”atingir o adversário fora do raio de visão, em virtude da posição ‘espelhada’.”

    Fala sério! Eu ri…

    • Fernando Cappelli

      Eu também ri.

  • Lero

    Nesse gif, o garoto da Califórnia, macaco velho e grande malandro, acertou uma igual a aquela que o Mousassi acertou no Jacaré na primeira luta entre eles. Tivesse sido outra zebra grande.

Tags: , , ,